sábado, novembro 29, 2008

Líderes religiosos se reúnem para discutir mudanças climáticas

Centenas de representantes das principais religiões do mundo reúnem-se nesta sexta-feira em Uppsala, na Suécia, para um encontro ecumênico sobre mudanças climáticas - tida como a primeira do tipo. A reunião, de dois dias, inclui cristãos, muçulmanos, judeus, chineses daoístas e um representante dos povos indígenas dos Estados Unidos.

O encontro deve produzir um manifesto, a ser assinado por 30 líderes religiosos, que terá o objetivo de encorajar a Organização das Nações Unidas a buscar medidas mais rigorosas para lidar com as mudanças no clima do planeta.

Os líderes também querem incentivar o envolvimento pessoal de fiéis nos temas relacionados à causa.

O repórter da BBC no encontro, Christopher Landau, disse que será abordada na conferência a falta de entusiasmo em relação a medidas contra mudanças climáticas em alguns setores religiosos.

"Eis uma grande emergência humana", disse o bispo anglicano de Londres, Richard Chartres.

"Várias de nossas paróquias ainda encaram isto como um assunto periférico, de segunda ordem. Tem que subir nas prioridades."

Os delegados na Suécia acreditam que se apresentarem uma mensagem unificada para o mundo, as comunidades religiosas podem fazer uma contribuição real.

Fonte: BBC Brasil

Leia também Último Segundo.

NOTA: O ecumenismo e o ECOmenismo estão convergindo para o mesmo ponto. Muitos problemas ambientais são reais e merecem atenção de todos nós. Porém, por trás dos exageros do movimento ECOmênico mundial estão infiltrados agentes ocultistas que pretendem levar o mundo à adoração da Mãe-Terra e de Lúcifer através da guarda do domingo, dia de adoração do sol dentro do paganismo (o sol é símbolo para Lúcifer no ocultismo). A arma política utilizada para estabelecer a Nova Ordem Mundial luciferiana será o MEDO!! Por isso, tantas "crises" estão aparecendo (terrorismo, mudanças climáticas, econômica...). Em pânico, as massas não raciocinam e acabam por trocar suas liberdades e sua consciência por uma suposta "segurança" que será oferecida. É a crise final profetizada no Apocalipse 13:15-17. Quem viver verá....

sexta-feira, novembro 28, 2008

O Brasil e o Vaticano - Parte 4

Assista a primeira parte do programa Observatório da Imprensa exibido no último dia 25, sobre o acordo assinado entre o Brasil e o Vaticano:

quinta-feira, novembro 27, 2008

Proteja suas crianças! - Parte 2


O FBI produziu um relatório em janeiro de 2007 sobre pedofilia. Nele estão colocados uma série de símbolos usados pelos pedófilos para se identificar. Os símbolos são, sempre, compostos pela união de 2 semelhantes, um dentro do outro.

A forma maior identifica o adulto, a menor a criança. A diferença de tamanho entre elas demonstra a preferência por crianças maiores ou menores.

Os homens são identificados com triângulos, as mulheres com corações. Os símbolos são encontrados em sites, moedas, jóias (anéis, pingentes...) entre outros objetos.

O relatório do FBI com os símbolos pode ser visto aqui. Ao encontrar um símbolo desses, avise as autoridades.

Os triângulos representam homens que adoram meninos (o detalhe cruel é o triângulo mais fino, que representa homens que gostam de meninos bem pequenos); o coração são homens (ou mulheres) que gostam de meninas e a borboleta são aqueles que gostam de ambos. De acordo com a revista, são informações coletadas pelo FBI durantes suas vasculhadas. A idéia dos triângulos e corações concêntricos é a da figura maior envolvendo a figura menor, numa genialidade pervertida de um conceito gráfico. Existe um requinte de crueldade, pois essas pessoas fazem questão de se exibir em código para outros, fazendo desses símbolos bijuterias, moedas, troféus, adesivos... Infelizmente, é o design gráfico a serviço do mal.

(Rosemary Quintas)

Saiba mais: "Campanha Nacional de combate a pedofilia na internet" (Leia aqui).
"Saiba como proteger seus filhos" (Leia aqui).

Proteja suas crianças!

Inspirado no post editado pelo blog Minuto Profético, relacionado com a deslavada intervenção estatal na educação, claramente direcionada à perversão de valores no seio da família, algo muito comum nos nossos dias, lembrei-me de um tema que estou para escrever já há algum tempo.

Ouvindo as palestras do Daniel Spencer (sempre ele!), fiquei estupefato ao deparar-me com as informações trazidas acerca das revoluções sociais que ficaram a cargo de um sujeito que me recuso a transcrever o nome.

Explico: Já há algum tempo me incomodava uma vinheta veiculada a cada dez minutos em um canal dito infantil, de TV a cabo, no intervalo entre os desenhos. Ele se tornou objeto de uma pequena batalha na minha casa, mas depois das considerações que aqui transcrevo, ele foi sumariamente bloqueado.

Pois bem, em certo momento da palestra, Daniel cita uma frase pregada como base dessas revoluções sociais: "Não existe lei além de: Faze o que tu queres" (veja o final do texto neste link).

Confesso que eu quase parei o carro.

A vinheta usada no referido canal, diz o seguinte: "A gente faz o que quer".

"As vinhetas pertencentes à campanha claramente utilizam a força influenciadora da televisão perante o público infantil para disseminar comportamentos socialmente inadequados em prol de audiência. Assim, torna-se manifesta a exploração da ainda não desenvolvida capacidade de abstração e de análise crítica da criança, com o intuito de se promover o canal televisivo e aumentar a audiência." (Instituto Alana)

Obviamente, muito mais preocupante que os fundamentos levantados pelo instituto, que também inicialmente me incomodavam, dada a rebeldia que claramente visam incitar na relação entre pais e filhos, é o aspecto espiritual que encerram, tendo em vista que as ideologias instituídas pelo personagem que acima recusei-me a citar o nome, estão espalhadas por todos os espectros de nossa vida em sociedade. Não seria este o caso da "inofensiva" vinheta?

O controlador do canal tem uma estranha visão acerca da vida em sociedade e, como esta deve ser gerida daqui para frente. Segundo ele, na base do controle das massas. Conhece alguém que há séculos busca este controle?

Enfim... Proteja suas crianças!

(Blog Diário da Profecia)

Bispos da UE pedem debate a respeito do descanso dominical

Os bispos da União Européia tem expressado consternação pelo fato de o Parlamento Europeu não incluir um debate a respeito do trabalho aos domingos em sua Diretriz de Horas de Trabalho (veja o artigo 5). O parlamento está atualmente discutindo durante a Segunda Leitura a revisão da Diretriz de Horas de Trabalho de 2003. No dia 22 de outubro, sete membros do parlamento colocaram em pauta emendas para a recomendação do relator Alejandro Cercas, declarando que o período mínimo de descanso semanal "deveria em princípio incluir o domingo".

Eles também destacaram a importância de um domingo livre de atividades para a preservação da saúde dos trabalhadores, dizendo: "A probabilidade de doenças em empresas que exigem que seus funcionários trabalhem aos domingos é maior do que em companhias que não o fazem. A saúde dos trabalhadores depende, entre outros fatores, de suas oportunidades de reconciliar sua vida profissional e familiar, para estabelecer e manter laços sociais e suprir suas necessidades espirituais. Domingo, como o dia tradicional de descanso, contribui para esses objetivos mais do que qualquer outro dia da semana.

Em sua justificativa, os parlamentares apontam para o fato de que "faltas e licenças-médicas têm crescido significativamente em empresas que trabalham aos domingos". Esse impacto negativo na saúde dos funcionários "é principalmente por causa dos efeitos em sua vida social, especialmente familiar". Domingo "é a escolha natural para atividades familiares, pois creches e escolas estão fechadas".

Se o Parlamento quiser levar a sério o objetivo de reconciliar vida profissional e familiar – meta explicitamente mencionada na Diretriz – faria sentido concluir o esboço atual adicionando uma cláusula sobre o domingo como dia semanal de descanso.

O Commission of the Bishops' Conferences of the European Community está encorajando os membros do Parlamento Europeu a usar as Regras de Procedimento do órgão para autorizar um debate e vote a favor do domingo no Plenário de 16 de dezembro.

Fonte: Independent Catholic News

Nota blog criacionista: Há um século, Ellen White escreveu: “Mas, ao ser a questão da obrigatoriedade da observância do domingo amplamente agitada, vê-se aproximar o fato há tanto tempo duvidado e descrido, e a terceira mensagem produzirá um efeito que antes não seria possível produzir” (O Grande Conflito, p. 606). “Os dignitários da Igreja e do Estado unir-se-ão para subornar, persuadir ou forçar todas as classes a honrar o domingo. A falta de autoridade divina será suprida por legislação opressiva. A corrupção política está destruindo o amor à justiça e a consideração para com a verdade; e mesmo na livre América do Norte, governantes e legisladores, a fim de conseguir o favor do público, cederão ao pedido popular de uma lei que imponha a observância do domingo. A liberdade de consciência, obtida a tão elevado preço de sacrifício, não mais será respeitada. No conflito prestes a se desencadear, veremos exemplificadas as palavras do profeta: ‘O dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.’ Ap 12:17. ... A afirmação de que os juízos divinos caem sobre os homens por motivo de violarem o repouso dominical, será repetida. Já se ouvem vozes neste sentido. E o movimento para impor a observância do domingo está rapidamente ganhando terreno” (Ibidem, p. 592, 580).

Saiba mais: "A crise financeira e a guarda do domingo" (Leia aqui).
"O verdadeiro dia de descanso" (Leia aqui).

quarta-feira, novembro 26, 2008

Solidariedade em Santa Catarina

Com a situação tranquila dentro das quatro linhas, onde já garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro [de futebol] de 2009, o Avaí se preocupa neste momento com um problema enfrentado por moradores de várias cidades de Santa Catarina, vítimas de fortes chuvas que desabaram nos últimos dias.

Por isso, a diretoria do Avaí anunciou que aproveitará o jogo contra o São Caetano, no próximo sábado, no Estádio da Ressacada, pela última rodada da Série B para arrecadar roupas e alimentos através de doações.

As roupas que forem arrecadadas pelo clube catarinense serão levadas após a partida para a defesa civil de Santa Catarina. Já os alimentos serão entregues para a ADRA, entidade social que atua desde 1984 distribuindo alimentos. [Grifo acrescentado].

Fonte: Abril

NOTA: A Igreja Adventista do Sétimo Dia, através da ADRA já está fazendo sua parte para ajudar a amenizar o sofrimento do povo catarinense. Devemos nos unir não apenas em oração mas também em AÇÃO!

Proteja suas crianças do molestamento do Estado

As fotos que você vêem acima (veja as fotos e o texto completo no blog Reinaldo Azevedo) retratam o kit que o Ministério da Saúde, comandado pelo inefável José Gomes Temporão, envia às escolas para as aulas de educação sexual. Integram um tal Programa de Saúde e Prevenção. Em São Paulo, ele é desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e com os municípios. Deve ser assim no Brasil inteiro. Falta a personagem principal do kit de Temporão: um pênis de borracha que o poeta Bocage diria ser daqueles que servem mais para "mostrar do que para usar" — ele empregava outro verbo, que o decoro me impede de escrever...

terça-feira, novembro 25, 2008

A chave-mestra da BMW

As chaves dos carros evoluíram e superaram de longe a função básica de abrir a porta do veículo. E se depender da BMW, a utilidade do acessório será ainda maior em um futuro próximo. Isso porque o departamento de Pesquisa e Tecnologia da marca desenvolveu uma chave multifuncional que pode ser utilizada como um cartão de crédito ou para armazenar certas preferências do motorista quando utiliza o veículo.

As contas podem ser pagas de maneira similar à de um cartão comum, bastando aproximar a chave de um leitor, que recebe os dados por radiofreqüência. A tecnologia também permite que o chip guarde outros dados, como as preferências do usuário ao utilizar seu automóvel. Uma vez dentro do veículo, a chave se comunica com o sistema de internet ConnectedDrive, que exibe tudo o que foi salvo pelo motorista, como lista de endereços, estações de rádio preferidas e programas assinados.

No futuro, a chave poderia ser usada ainda para a compra de passagens de ônibus, trem ou avião. A “chave-mestra” da BMW ainda é um protótipo e não tem prazo definido para chegar ao mercado.

Fonte: Terra

NOTA: É inegável que a tecnologia tem tornado a vida de muita gente mais fácil. Porém, a pergunta que fica é: será que toda essa tecnologia RFID (chip) não será usada para violar as liberdades civis e controlar as pessoas (ou seus hábitos)? Quem conhece a profecia bíblica está melhor preparado para encontrar a resposta...

O paraíso do Vaticano

Bento XVI tende a reforçar a interferência política da Igreja Católica no mundo e na Itália, ampliando o raio de ação atingido durante o pontificado de João Paulo II [...]
Dias antes, na Itália, Ratzinger lamentara a ausência de verdadeiros católicos praticantes entre os políticos em geral e no próprio governo. Trata-se de manifestações que ofendem poucos e não surpreendem o mundo cristão, acostumado com as dubiedades de uma Igreja que diz preocupar-se com a saúde espiritual dos homens, mas na prática, age freqüentemente como poder temporal. E nem sempre a bem da humanidade.

Por exemplo. A Santa Sé, como paraíso fiscal, é muito mais segura que as Ilhas Cayman, e, se Daniel Dantas usufruísse de conhecimentos certos no Vaticano, com muitas probabilidades a Operação Satiagraha teria abortado ao nascer.

Continue lendo...

Leia também: "Vaticano absolve os Beatles".

sexta-feira, novembro 21, 2008

Califórnia: Proposta 8

Nas eleições americanas de 05 de novembro, os eleitores da maioria dos estados também votaram em referendos sobre diversos assuntos. No estado da Califórnia, onde Obama (considerado progressista) venceu com muita folga, uma das questões ficou conhecida como Proposta 8: definia o casamento como sendo entre um homem e uma mulher. A disputa foi apertada, e os dois lados gastaram milhões de dólares na campanha. Famosos de Hollywood fizeram doações pessoais para a campanha do NÃO. No final o SIM ganhou por 52,5% dos votos.

Você pode assistir um dos vídeos da campanha do SIM aqui.

Tradução:

Vote "sim" na Proposta 8. Proteja o casamento.

Um casamento deve ser definido entre um homem e uma mulher.

Casais homossexuais ainda terão os mesmos direitos que têm agora.

A Proposta 22 aprovada em 2000 por 62%:

O casamento é entre um homem e uma mulher, e um JUIZ derrubou aquilo que VOTAMOS A FAVOR!!

Gerações futuras serão afetadas se não fizermos uma proteção.
Elas dependem de nós para fazer a escolha certa.

Seis conseqüências que teremos de enfrentar se a Proposta 8 falhar.

1) Crianças em escolas públicas serão ensinadas que o casamento homossexual é tão bom como o casamento tradicional.

O Código de Educação da Califórnia JÁ exige que as aulas de educação sanitária ensinem as crianças sobre o casamento (51890).

2) As crianças serão ensinadas que o casamento é entre quaisquer dois adultos, independentemente do sexo.

3) As igrejas podem ser processadas em cima da sua posição de isenção fiscal se elas recusarem permitir cerimônias de casamento homossexual nos seus edifícios religiosos abertos ao público.

4) As agências religiosas de adoção serão desafiadas por agências do governo para abandonar o seu direito há muito tempo mantido de colocar crianças só em casas tanto com uma mãe como com um pai.

A agência católica Charites, em Boston (Massachusetts), já fechou suas portas, porque os tribunais legalizaram o casamento homossexual lá.

5) As religiões que patrocinam escolas privadas com alojamento para estudantes casados deverão fornecer alojamento para casais homossexuais, mesmo se contrariar a doutrina da igreja ou assinar um terno legal.

6) Os ministros que pronunciam sermões contra o casamento homossexual podem ser processados por discurso de ódio e correr o risco de multas do governo.
Isto lhe custará dinheiro. Esta modificação na definição do matrimônio trará uma cascata de processos legais, inclusive alguns já perdidos.

Pense nas conseqüências não intencionais que não podemos prever agora mesmo. São seus filhos, netos, dinheiro e liberdades.

Vamos trabalhar juntos para protegê-los
Vote SIM na Proposta 8.

Domínio dos EUA vai acabar

A força econômica, militar e política dos Estados Unidos no mundo deve decair nas próximas duas décadas, segundo um relatório de agências americanas de inteligência divulgado nesta sexta-feira. O relatório foi produzido pela National Intelligence Council (NIC), entidade que coordena o trabalho de todas as agências de inteligência do país.

O texto também afirma que a atual crise financeira é o começo de uma grande mudança na economia global, com transferência de renda do Ocidente para o Oriente e enfraquecimento do dólar.

A divulgação do documento da NIC coincide com a transição do governo de George W. Bush para o presidente eleito, Barack Obama, nos Estados Unidos.

"Os próximos 20 anos de transição para um novo sistema estão cheios de riscos", diz o relatório Global Trends 2025 (ou Tendências Mundiais 2025, em português) [...]

Fonte: BBC Brasil

NOTA: Como não há na seqüência da profecia bíblica outra potência a governar o mundo depois dos EUA, esse relatório acaba sendo uma evidência de que o fim realmente está próximo.

quarta-feira, novembro 19, 2008

O Brasil e o Vaticano - Parte 3

Vale à pena ler o texto completo da Profa. Roseli Fischmann: "É grave e clamoroso o silêncio da imprensa em relação à assinatura do acordo entre o Executivo brasileiro e a Santa Sé. Como é grave a atitude de, ao dar a matéria, meramente divulgar informações oficiais do governo brasileiro ou do Vaticano, que obviamente tentam minimizar a ameaça à laicidade do Estado, que está presente. Não fosse por outro motivo, seria de se esperar atenção da imprensa, pelo vigor renovado das reações de tantos setores, a cada nova ameaça ao Estado laico" [...]

Ouça também a entrevista da mesma professora à rádio CBN.

E o comentário do jornalista Alberto Dines para o programa Observatório da Imprensa.

terça-feira, novembro 18, 2008

América: da liberdade ao fascismo

O falecido produtor Aaron Russo nesse importante documentário, embarca em uma viagem através de seu país numa busca por respostas sobre e existência ou não da lei que obriga aos americanos a pagar o imposto de renda.

Expõe a erosão das Liberdades Civis nos EUA que teve seus primórdios em 1913 com a fraudulenta criação da Reserva Federal (FED) e desenvolve seu argumento mediante entrevistas a Congressistas, antigos fiscais da Receita Federal, e do FBI, bem como assessores de impostos e escritores.

Russo faz a ligação entre o controle da criação do dinheiro (1913), o imposto sobre a renda e o cartão nacional de identidade que se converteu em lei em maio de 2008 (RG digital, com chip). Este documentário demonstra com grande detalhe o inegável fato de que os EUA pouco a pouco estão se convertendo em um estado policial. Ao final deste documentário você terá uma idéia de quão perto o mundo se encontra da crise final...





Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9, Parte 10, Parte 11.

domingo, novembro 16, 2008

A crise financeira e a guarda do domingo

"A atual crise financeira manifesta uma profunda crise espiritual e um conjunto equivocado de valores": assim afirmam os bispos da Europa ao concluir nesta sexta-feira a Assembléia Plenária do Comitê de Representantes das Conferências Episcopais da Europa (COMECE), realizada nestes dias em Bruxelas.

A crise atual se reflete na Europa em uma tripla vertente, segundo a análise realizada nestes dias pelos prelados: em primeiro lugar, "o resultado do referendum irlandês, que suspendeu o Tratado de Lisboa e a reforma institucional da UE"; em segundo lugar, "a crise geopolítica surgida do conflito do Cáucaso"; e em terceiro lugar, "a crise financeira e econômica".

Centrando-se nesta última, os bispos assinalam com pesar que "o sentido e o valor do trabalho humano foram retirados pela luta generalizada pelo benefício".

O presidente da COMECE, Dom Adrianus Van Luyn, bispo de Rotterdam, advertiu que não se subestima a crise, porque o que se está questionando é todo o modelo de sociedade ocidental.

"Quem considerar que a causa da crise financeira reside só em uma falta de transparência e de responsabilidade legal, talvez não perceba o fato de que é nosso modelo social que está sendo posto em dúvida", acrescentou.

"Um modelo econômico que está baseado no consumo continuado e ilimitado de recursos limitados só pode acabar mal", acrescentou.

Neste sentido, os bispos crêem que o debate sobre a mudança climática "oferece a oportunidade de questionar o estilo de vida da sociedade ocidental", já que "pergunta pela sobrevivência de uma grande parte da humanidade".

É necessário, portanto, "persuadir não só as mentes, mas também os corações de cidadãos, e convencê-los de que se distanciem do modo de viver predominante em nossos países, muito enfocados no consumo".

Outro dos temas tratados, dentro da preocupação geral pelas repercussões da crise, foi o respeito do domingo como dia festivo, questão que está prevista no debate do Parlamento Europeu do próximo mês de dezembro.

Os bispos europeus pedem que se respeite o descanso dominical "como um dos fundamentos da ordem social européia", assim como "uma forma de equilibrar a vida familiar e o trabalho", frente a recentes legislações européias que ameaçam o domingo por questões políticas ou simplesmente consumistas.

Neste sentido, apelam à "responsabilidade dos membros do Parlamento" para que incluam a proteção do domingo na diretriz sobre o horário de trabalho, especialmente neste momento de crise
[Grifos acrescentados]

[...]

Fonte: Zenit

NOTA: Essa notícia comprova explicitamente aquilo tem sido apontado neste blog nos últimos meses: que a polêmica "crise climática" e mais recentemente a "crise econômica" (e porque não mencionar a "crise do terrorismo" bem como todas as demais "crises" que "por acaso" surgirem) são cunhas para a implantação de uma legislação dominical arbitrária ao redor do mundo, e que o Vaticano e os ocultistas das sociedades secretas são os grandes interessados nessa Nova Ordem Mundial (leia-se, adoração luciferiana), levada à cabo através da santificação do domingo - dia de adoração do sol, que no ocultismo é um símbolo para lúcifer. O objetivo final será a destruição dos verdadeiros adoradores de Deus que O adorarão através da guarda do sábado (sétimo dia).

"Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal ente mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor, vosso Deus" (Ez 20:20).

"Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por alinça perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre" (Ex 31:16, 17).

"O sábado não se destinava meramente a Israel, mas ao mundo. Fora tornado conhecido ao homem no Éden, e, como os demais preceitos do decálogo, é de imutável obrigatoriedade. Dessa lei de que o quarto mandamento é uma parte, declara Cristo: 'Até que o céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido' (Mt 5:18). Enquanto céus e Terra durarem, continuará o sábado como sinal do poder do Criador. E quando o Éden florescer novamente na Terra, o santo e divino dia de repouso será honrado por todos debaixo do Sol. 'Desde um sábado até ao outro', os habitantes da glorificada nova Terra irão 'adorar perante Mim, diz o Senhor' (Is 66:23). O Desejado de Todas as Nações, p. 283.

Saiba mais: "O descanso dominical em Portugal" (Leia aqui).
"Católicos da Áustria criticam a abertura do comércio aos domingos" (Leia aqui).
"Bispos irlandeses buscam apoio para o descanso dominical" (Leia aqui).
"Projeto de Lei Dominical no Chile" (Leia aqui).
"Parlamento da Croácia limita comércio aos domingos" (Leia aqui).
"A abertura do comércio aos domingos no Espírito Santo" (Leia aqui).
"Arcebispado da Argentina busca apoio para o descanso dominical" (Leia aqui).
"O objetivo final do ecumenismo é a união em torno do descanso dominical" (Leia aqui).
"O planeta Terra, o Vaticano e a Leia Dominical" (Leia aqui).
"A Igreja Católica mudou o descanso do sétimo dia" (Leia aqui).
"O sábado sempre existiu mesmo antes do Sinai" (Leia aqui).
"Rádio secular reconhece a mudança do sábado" (Leia aqui).
"Stargate Atlantis: sunday" (Leia aqui).
"Mudanças climáticas: relatório sombrio" (Leia aqui).
"Crise financeira mundial" (Leia aqui).

Reunião mundial de líderes religiosos

Neste domingo se inaugura no Chipre a reunião anual de representantes religiosos organizada pela Comunidade de Sant'Egidio, nesta ocasião em cooperação com a Igreja Ortodoxa do Chipre, 22 anos depois da histórica Jornada Mundial da Oração pela Paz em Assis, convocada por João Paulo II.

O encontro "Homens e Religiões" reunirá durante três dias, com o slogan "A civilização da paz: religiões e culturas em diálogo", chefes de Estado da Europa, África e América Central e mais de 200 personalidades religiosas e leigas, cardeais, patriarcas, primazes de igrejas cristãs, o rabino chefe de Israel, Yona Metzger, e o conselheiro do rei dos Emirados Árabes Unidos, além de líderes de outras confissões [...]

Fonte: Zenit

NOTA: Chefes de Estado também participarão, o que demonstra a união político-religiosa já se instalando ao redor do mundo...

Fumaça do cigarro pode mudar forma do coração

Na pesquisa, os cientistas da Universidade de Illinois usaram dois grupos de ratos, colocando um deles em um ambiente com fumaça de cigarros e o outro em um ambiente com ar limpo.

Depois de cinco semanas, os roedores passaram por ecocardiogramas, e os estudiosos descobriram que os que haviam sido expostos à fumaça do cigarro haviam sofrido mudanças significativas no formato do ventrículo esquerdo. Amostras do tecido cardíaco das cobaias foram analisadas e confirmaram um aumento nos níveis da forma ativada de uma enzima associada ao crescimento e sobrevivência das células no coração.

De acordo com Mariann Piano, que liderou o estudo, a ativação dessa enzima pode ser chave no surgimento de cardiopatias associadas ao hábito de fumar.

Continua...

sexta-feira, novembro 14, 2008

Crise financeira: supermercados fecharão aos domingos

A crise financeira mundial levou o comércio de alimentos a baixar as portas aos domingos. O fechamento dos supermercados aos domingos pode até parecer polêmica, mas grande parte dos consumidores acredita que não terá o cotidiano afetado caso a medida seja posta em prática.

A redução de custos é a principal explicação para manter os estabelecimentos fechados, destaca o superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Héli Schneider.

"O reflexo da crise vai bater às nossas portas em 2009 e, por uma questão de responsabilidade, temos que diminuir custos. Aproveitamos, então, a assinatura do documento para tomar essa decisão. O acordo é por um período e teve aprovação de 99% dos empresários. Em 2009, quando tivermos a próxima convenção voltaremos a discutir o assunto", ressalta.

Continua...

NOTA: Como já era de se esperar, mais um "argumento" para se instituir uma Lei Dominical disfarçada. Tudo indica que essa onda vai pegar mesmo, e as minorias (principalmente religiosas) é que vão ter que arcar com as conseqüências.

quinta-feira, novembro 13, 2008

O Brasil e o Vaticano - Parte 2

O Pontífice recebeu Lula com um "muito obrigado presidente pelo acordo que será assinado em breve", uma referência à assinatura oficial no mesmo palácio apostólico do novo estatuto da Igreja Católica no Brasil.

Fonte: Portal G1

O Vaticano anunciou que não serão divulgados detalhes do estatuto jurídico assinado hoje, que, segundo fontes brasileiras, inclui "aspectos relativos à liberdade de credos e ao ensino religioso nas escolas públicas".

Fonte: Portal G1

Imagens do encontro: Portal G1 01, 02. Estadão 01.



Continua...

Mudanças climáticas: relatório sombrio

O consumo cada vez maior de energia está levando à Terra para o pior cenário de mudanças climáticas. O alerta é da Agência Internacional de Energia. No relatório "Panorama Global de Energia 2008", a agência diz que a temperatura média do planeta poderá subir 6 graus Celsius até o fim do século, como mostra matéria publicada no jornal O Globo. Uma elevação dessa magnitude pode transformar o clima da Terra e é maior do que a prevista no mais grave cenário traçado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês). O IPCC tinha previsto uma elevação de até 5 graus.

Se a temperatura subir 6 graus, o equilíbrio climático pode se romper. Em conseqüência, regiões temperadas poderiam se tornar quentes, o degelo de pólos seria dramático e eventos extremos, como furacões e secas, se tornariam mais freqüentes e intensos.

O motivo da previsão pessimista, segundo a agência, é que o mundo não dá sinais de que vá consumir menos energia. E o petróleo também não deverá se esgotar nas próximas décadas. Mesmo se o consumo continuar a crescer no ritmo atual, haverá reservas de petróleo pelo menos até 2030.

Fonte: OGlobo Online

NOTA: Em um comentário feito pelo blog Diário da Profecia sobre o mesmo tema: "Nunca é demais fazer a ressalva. Ninguém se arvoraria a negar que existem mudanças substanciais no clima. O que se considera é [o grau de] interferência do homem neste quadro e, em última instância, quais as medidas restritivas que serão tomadas como solução, as tais 'políticas de adaptação a uma nova realidade'".

Interessante como a tal "solução final" é insinuada na notícia acima: diminuição do consumo de energia. É bom lembrar que em passado recente, nos EUA, diminuição do consumo de energia (petróleo, no caso) resultou em legislação dominical. No América do Sul (energia elétrica), creio que a solução não seria diferente...

A verdade é que o medo continua sendo uma arma política eficiente para dominar as grandes massas. Por isso, quanto mais medo (ou pânico), maior o grau de dominação política e menor o nível de racionalidade das massas.

Um governo (EUA) que tem seus líderes voltados para a implantação de uma Nova Ordem Mundial pode muito bem usar qualquer conhecimento científico para produzir "mudanças climáticas" no atacado a fim de alcançar seus propósitos...

Saiba mais: "ECOmenismo une setores políticos opostos dos EUA" (Leia aqui).
"Guerra do clima" (Leia aqui).
"Aquecimento global ou HAARP?" (Leia aqui).

Mensagem subliminar poderá ser proibida em propagandas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4068/08, do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), que proíbe o uso de mensagens subliminares em propagandas de produtos e serviços veiculadas no País. Mensagem subliminar é aquela que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos, mas é percebida pelo inconsciente. Um exemplo são as imagens com tempo de exposição muito pequeno em uma propaganda.

A proposta de Brito Neto também proíbe o uso de efeito estroboscópico, que ocorre quando uma luz pulsante ilumina um objeto em movimento; a veiculação de som reproduzido ao contrário; o uso de trilha sonora ou música de fundo que faça menção à sexualidade, à violência, ao uso de medicamentos e ao consumo de drogas, álcool ou tabaco; e o uso de imagens alusivas à sexualidade.

O projeto estabelece ainda pena de detenção de seis meses a dois anos e multa para quem descumprir a medida. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), que proíbe propaganda abusiva e enganosa, mas não menciona especificamente a mensagem subliminar. "A utilização da mensagem subliminar representa uma prática ilícita e abusiva, carregada de má-fé, para levar o contratante a realizar comportamento não refletido em seu consciente. É uma forma de dolo do negócio comercial", afirma Walter Brito Neto.

A proposta será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

Fonte: Portal da Câmara

Saiba mais: "Confirmado o poder das mensagens subliminares" (Leia aqui).

Holanda punirá declarações ofensivas vinculadas à religião

As autoridades holandesas vão retirar do seu arsenal penal um artigo que sancionava a blasfêmia. Contudo, este será substituído por um dispositivo que condena a discriminação, os "insultos graves" e as declarações "inutilmente ofensivas" dirigidas a indivíduos, relativas "à sua raça, à sua orientação sexual e à sua religião". Em última instância, a reforma conduz a prever um provável aumento das restrições da liberdade de expressão, num país que já vivenciou diversos episódios tumultuados neste campo, no decorrer dos últimos anos [...]

Movidas pela preocupação de apaziguar as relações entre os holandeses de origem e a importante comunidade muçulmana, as autoridades haviam acenado em diversas oportunidades com a idéia de restaurar na lei o delito de blasfêmia. Entretanto, o projeto havia se revelado politicamente complexo demais. Isso porque o governo de centro-esquerda, composto por um partido cristão majoritário - o CDA, liderado pelo primeiro-ministro Jan Peter Balkenende - por protestantes rigoristas, e ainda pelo partido trabalhista PVDA, estava dividido [...]

Fonte: Le Monde (Tradução: UOL)

NOTA: A linha que separa o "delito de blasfêmia" do "delito de opinião" é tão frágil que, na prática, pode até ser desconsiderada... Ou seja, discutir (ou analisar) doutrinas religiosas poderá ser considerado delito...

NOTA Diário da Profecia: Chegará rapidamente o tempo em que um grupo não mais poderá pregar para o outro.

O Brasil e o Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá nesta quarta-feira [na verdade, quinta-feira] sua primeira audiência oficial com o Papa Bento XVI no Vaticano. Na agenda estão temas como paz, direitos humanos, soluções de conflitos, meio ambiente e igualdade de direitos. A assessoria do presidente não descartou a possibilidade de eles conversarem também sobre a crise financeira mundial. Lula será a 68ª autoridade recebida no Vaticano pelo Papa Bento XVI.

Nenhum tema controverso, como aborto ou célula-tronco, será discutido. Lula e o Papa já haviam se encontrado em São Paulo, em maio de 2007, na visita do pontífice ao Brasil.

Também nesta quarta, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o cardeal Dominique Mamberti, secretário para Relações com os Estados da Santa Sé, assinam acordo que trata das atividades da Igreja Católica do Brasil, do ensino religioso nas escolas à isenção de impostos para igrejas. O acordo, segundo a chefe do departamento de Europa do Itamaraty, Maria Edileuza Fontenele Reis, não muda nada na prática:

"É um instrumento de natureza essencialmente administrativa, que não vai além do já previsto na Constituição".

A embaixadora do Brasil junto ao Vaticano, Vera Machado, e a diretora do Departamento da Europa do Itamaraty, Maria Edileuza Fontenele Reis, garantiram que o documento que será assinado repete o que já é previsto na Constituição: o ensino religioso é facultativo, e pode ser não só para religião católica, e como outras religiões.

"Não tem nenhuma malandragem. Se tivesse, meu pescoço é que iria para a forca", disse Maria Edileuza.

"O acordo ressalta o caráter laico brasileiro e o tratamento equitativo em relação a outras religiões. Não há nada que fira os interesses nacionais e o ordenamento jurídico brasileiro", explicou a embaixadora.

O governo brasileiro não quis incluir no acordo os feriados católicos, como propôs a Santa Sé inicialmente. O motivo, explicou Vera, foi que institucionalizar feriados católicos num acordo discrimina outras religiões e fere o caráter laico do Estado brasileiro.

Fonte: OGlobo Online

NOTA: Aparentemente o governo brasileiro tem resistido aos avanços do Vaticano para dominar ainda mais a política no Brasil. Porém, ninguém sabe ao certo o que está acontecendo nos bastidores da diplomacia dos dois governos...

Continua...

domingo, novembro 09, 2008

Cardeal católico pede que os fiéis leiam a Bíblia

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, pediu que os católicos não apenas tenham a Bíblia em casa, mas que alimentem o costume de ler o texto sagrado [...]

"É importante ter a Bíblia, mas isso não basta, é preciso lê-la", afirmou o arcebispo. Nas proposições do Sínodo encaminhadas ao Papa, alenta-se que todo católico tenha fácil acesso à Bíblia. O evento eclesial também chama a um novo empenho de formação dos fiéis no campo bíblico.

Segundo o cardeal Scherer, é preciso ler a Bíblia de forma adequada. Para isso, o primeiro passo é tomar o texto a partir "da Igreja, da comunidade de fé", pois a Igreja "é a casa da Palavra de Deus, seu endereço certo", afirmou.

Isso evita as leituras "fundamentalistas", que instrumentalizam o texto sagrado para fins alheios a ele. Dom Odilo recordou que o próprio Papa falou da importância de se tomar a Bíblia no contexto da fé da Igreja, respeitando-se o rigor do método histórico-crítico, por um lado, e, por outro, não descuidando da Tradição viva de toda a Igreja [...]

NOTA: Sempre a mesma ladainha: Bíblia + Tradição da Igreja...

Saiba mais: "Autoridade da Igreja ou das Escrituras?" (Leia aqui).
"A Igreja Romana nunca mudou" (Leia aqui).

Encontro entre Lula e Bento XVI

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, será recebido em audiência por Bento XVI, no Vaticano, na próxima quinta-feira, dia 13.

O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, anunciou ontem [6] a viagem. No encontro com o Papa, serão tratados temas como o combate à fome e a pobreza e o empenho na preservação da paz.

Segundo o porta-voz, o presidente Lula e Bento XVI podem assinar um acordo entre o Vaticano e o Brasil para disciplinar ações bilaterais e a ação da Igreja em território brasileiro. O representante do governo não ofereceu detalhes sobre o acordo.

Fonte: Zenit

Saiba mais: "Feriados religiosos em um país laico" (Leia aqui).
"Casamento anunciado: Igreja/Estado" (Leia aqui).
"Brasil recusa tratado com a Santa Sé" (Leia aqui).
"Papa quer acordo com o Brasil até 2010" (Leia aqui).
"Lula assinará acordo com o Vaticano" (Leia aqui).

sexta-feira, novembro 07, 2008

Obama deverá unir progressistas e conservadores

O presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, já escolheu membros de sua equipe de transição e pelo menos um nome de seu governo --o do chefe de gabinete, Rahm Emanuel. Essas decisões indicam, segundo analistas ouvidos pela Folha Online, que o democrata deverá apostar em uma mistura de conservadores, progressistas e liberais, de ambos os grandes partidos do país.

Essa escolha pelo bipartidarismo será uma resposta ao enorme anseio da população gerado tanto pela angústia da crise financeira como pelo marketing eleitoral da campanha que teve como bandeira a "mudança".

Para analistas, Obama será pressionado a apresentar soluções para conter a crise
"É muito difícil descrever como será o governo em uma palavra. Podemos dizer que será um 'mix' entre o governo progressista, conservador e liberal. A população neste momento passa por uma grande crise e exige resultados imediatos", afirma Paul Maslin, analista político democrata, sócio da Fairbank, Maslin, Maullin & Associates, sediada em Madison, Wisconsin [...]

Para o professor de Ciências Políticas da Universidade Estadual de Kennesaw, na Geórgia, Kerwin Swint, a administração de Obama irá tender para o "equilíbrio" entre democratas e republicanos, mas as diferenças serão sentidas em decisões relacionadas a política de taxas e a Guerra do Iraque [...]

Fonte: Folha Online

NOTA: Daqui para frente, a tendência será de "união" (leia-se sincretismo) em todos os setores, a começar pela política norte-americana (ecumenismo político). Os partidos aparentemente deixarão de lado suas diferenças e se unirão em torno de causas comuns (mudanças climáticas, combate ao terrorismo...).

Leia mais: "O Deus de Barack Obama".

Preste atenção no seu estilo de vida

Doenças provocadas por fatores como sedentarismo, fumo, consumo excessivo de álcool e alimentação inadequada são a principal causa de morte no país. É o que confirmam os dados do "Saúde Brasil 2007", levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, em Brasília, durante a 8ª Expoepi - Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.

O trabalho, uma análise dos registros do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) de 2005, mostra que o grupo das doenças do aparelho circulatório - infartos, derrames, diabetes e hipertensão, entre outras - representa 32,2% do total de mortes no país. O câncer aparece em segundo lugar na lista (16,7%), seguido de causas externas, como violência e acidentes de trânsito (14,5%) e doenças do aparelho respiratório (11,1%).

Entre as doenças do aparelho circulatório, o AVC (Acidente Vascular Cerebral), também chamado de derrame, é o principal vilão: representa 10% de todas as mortes registradas naquele ano. Em segundo lugar está a chamada doença isquêmica do coração, principalmente o infarto do miocárdio, que foi a causa de 9,4% do total de registros.

O Ministério da Saúde ressalta que esse perfil acompanha uma tendência mundial - à medida em que o país se desenvolve, doenças infecciosas e parasitárias deixam de ser a principal ameaça. Em 1930, doenças como malária, tuberculose e diarréia eram a causa de 46% das mortes no país, sendo que hoje representam apenas 5%. Por outro lado, as doenças cardiovasculares, que hoje lideram o ranking, provocavam apenas 12% dos óbitos naquela época.

"Problemas como AVC e infarto têm componentes genéticos, mas fatores como o estresse, a falta de atividade física e a alimentação inadequada são determinantes para a obstrução das artérias que irrigam o cérebro e o coração", explica o clínico geral Jayme Campos Viana, do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.

Assim como as doenças do aparelho circulatório, o estilo de vida também é determinante para o desenvolvimento do câncer, segunda causa de mortes no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 85% dos tumores são provocados por fatores ambientais, como alimentação incorreta, exposição intensa ao sol e consumo excessivo de álcool e tabaco.

Fonte: UOL e Jornal da Record

Saiba mais: "Gente sábia e inteligente" (Assista aqui).

quinta-feira, novembro 06, 2008

Guerra nas Estrelas já é realidade

Durante a cobertura da eleição americana na última terça-feira, a repórter Jessica Yellin estava fisicamente em Chicago, porém, apareceu no mesmo instante diante do âncora Wolf Blitzer, no estúdio da CNN em Nova York.



NOTA: Como toda nova descoberta da tecnologia, a imagem holográfica pode ser usada para propósitos benéficos. No entanto, dá para imaginar também quanto estrago pode ser feito com essa tecnologia nas mãos das forças ocultistas quando a crise final surgir...

Califórnia veta casamento gay

Com uma virada na reta final de campanha, a progressista Califórnia proibiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo com a aprovação de uma emenda à Constituição estadual proposta por grupos religiosos. Na manhã de ontem, os organizadores da campanha a favor da proibição, reunidos em Sacramento, capital do Estado, já declaravam vitória antes mesmo do resultado final. À tarde, com 98% dos votos apurados, o sim à chamada proposta oito ganhava de 52% a 48% contra os que disseram não.

Considerada a campanha de tema social mais cara dos Estados Unidos, com arrecadação de fundos dos dois lados atingindo US$ 74 milhões, a defesa da proibição legal do casamento gay dividiu a Califórnia. A liberal San Francisco votou em peso pela liberação (mais de 76% dos eleitores defenderam a união gay). Los Angeles, com grande população latina, deu vitória apertada à mudança na Constituição (50,4% a 49,6%).

No final da noite de votação de terça-feira, os dois grupos mantinham uma posição conservadora diante dos resultados. "Está difícil, mas mantenho a esperança. Se não der, não vamos desistir", disse Len Broberg, 54, organizador da campanha do não à proibição. Reunidos no salão de um hotel em San Francisco, os ativistas da causa gay festejavam quando os dois painéis mostravam resultados favoráveis nos distritos localizados na Costa do Estado. Quando os números eram contrários, como os de Los Angeles e San Diego, o local ficava em silêncio. Do lado de fora, na Union Square, grupos gays celebravam junto com jovens a vitória de Obama.

"Amanhã [quarta-feira], ainda teremos muitos votos sendo apurados, mas as coisas mudaram nos últimos dias. Se formos derrotados, vamos tentar novamente para defender nossos direitos até vencermos", afirmou Brian Jung, 35. A chamada proposta oito foi apresentada por grupos religiosos locais depois que a Suprema Corte da Califórnia liberou o casamento de gays e lésbicas no Estado. Desde então, estimativas indicam que 18 mil casais homossexuais oficializaram sua união.

No dia da campanha, receosos com uma possível derrota, dezenas de casais gays decidiram se casar na Prefeitura de San Francisco, mesmo local onde ocorria a votação. Agora, a dúvida é se esses casamentos serão válidos ou não.

Fonte: Folha de São Paulo, 06 de novembro de 2008.

quarta-feira, novembro 05, 2008

Americanos escolhem o próximo Congresso

As eleições que acontecem hoje [4] nos Estados Unidos não definirão apenas quem será o próximo presidente do país, mas também a composição do Congresso, além de eleger vários governadores e decidir sobre diversas propostas estaduais.

Concretamente, os americanos irão às urnas para eleger os 435 membros da Câmara de Representantes, 35 das 100 cadeiras do Senado e 11 governadores, além de cargos locais [...]

Fonte: Terra

NOTA: Fato interessante dessa eleição americana é que foram escolhidos também os congressistas da próxima legislatura do Congresso americano que se iniciará em 04 de janeiro de 2009 e terminará em 03 de janeiro de 2011 (Os membros da Câmara de Representantes dos EUA são eleitos para um período de 2 anos). Até aqui, apenas uma informação histórica. Porém, pode ser mais do que uma simples informação histórica saber que a próxima legislatura americana será a 111a! Não por acaso, na obra Os números - seu poder oculto e suas virtudes místicas (p. 64), o autor ocultista, W. Wynn Westcott, afirma: "Os antigos egípcios associavam números aos planetas da seguinte forma: ... Sol -> 6, 36, 111, 666". Lembre-se que o Apocalipse fala da adoração do sol (que dentro do ocultismo é um símbolo de Lúcifer) como ponto central na crise final. Tudo coincidência? Quem viver verá...

Saiba mais: "A Era de Aquário e os números ocultistas" (Leia aqui).
"O Vaticano e a Nova Ordem Mundial" (Leia aqui).
"Adolfo Nicolás é o novo Papa Negro" (Leia aqui).

Amuletos de Obama

“Os jornais americanos trouxeram nesta terça [4] uma notícia curiosa: os amuletos que Barack Obama carregou durante toda a campanha. É uma pequena imagem da Virgem Maria com o menino Jesus, uma águia – que é símbolo dos Estados Unidos – e também uma imagem do Deus-Macaco, uma entidade hindu que representa coragem, esperança, sabedoria e devoção.”

Fonte: Jornal Hoje

NOTA: Estes amuletos representam perfeitamente o sincretismo político-religioso próprio da futura Nova Ordem Mundial...

terça-feira, novembro 04, 2008

Eleições americanas: história e possibilidades

As eleições estadunidenses são regulamentadas pela Constituição do país. Essa Constituição data de 1787. Tem, portanto, características que encontram fundamento naquele período histórico. A própria data do pleito, realizado na primeira terça-feira seguinte à primeira segunda-feira do mês de novembro, deve-se ao fato de que o norte-americano do século XVIII teria tempo de ir à igreja no domingo e de se deslocar até o local de votação. Os constituintes consideraram que, no mês de novembro, com a colheita já encerrada, dois dias de deslocamento seriam suficientes para que os eleitores chegassem aos locais de votação. Assim, a realização da eleição no próximo dia 4, uma terça-feira, não tem nenhuma relação com os tempos atuais, em que em poucos minutos é possível dirigir-se a uma urna [...]

Fonte: Direto da Redação

NOTA Diário da Profecia: Ledo engano, tem relação sim: “Serão promulgadas muitas leis para o governo das nações, com vistas a oprimir; e serão ressuscitadas velhas leis que praticamente se tornaram sem efeito.” (Ellen G. White, Este Dia Com Deus, p. 248)

Carta Brasil de Liberdade Religiosa será lançada na Câmara Municipal de São Paulo

"1948 – 2008: Declaração Universal dos Direitos Humanos, 60 anos – Liberdade Religiosa, Desafios e Conquistas". Este será o tema do VIII Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania que acontecerá no dia 10 de novembro de 2008, no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, às 19h00, que contará com a participação do Dr. John Graz, secretário geral da IRLA (International Religious Liberty Association). Na ocasião será aberta para interação com o público a Carta Brasil de Liberdade Religiosa.

Antiga aspiração dos defensores da liberdade religiosa, a proposta foi votada durante o I Fórum Brasileiro de Liberdade Religiosa e Cidadania, ocorrido no Memorial da América Latina no dia 11 de novembro de 2006.

Para o Dr. Alcides Coimbra, secretário geral da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC), "o momento é bastante oportuno, posto que esta iniciativa visa ampliar o debate e detectar circunstâncias, que passam despercebidas pela maioria da população, sobre como se materializam a intolerância e a discriminação por motivação religiosa para poder construir caminhos de superação e
respeito aos direitos humanos, particularmente, do direito à liberdade religiosa e de consciência".

"Esse paradigmático documento representa um precedente que não pode ser olvidado pela sociedade brasileira. A Carta Brasil de Liberdade Religiosa está sendo redigida com a participação de personalidades com reconhecida autoridade sobre o assunto, mas respeita o direito de manifestação de todo cidadão que deseje participar de sua elaboração", declarou o Dr. Aldir Guedes Soriano, vice-presidente da ABLIRC.

Comissão de Redação da Carta Brasil de Liberdade Religiosa:

Aldir Guedes Soriano (Presidente)

Integrantes:
Alcides Coimbra (ABLIRC)
Antonio Carlos de Campos Machado (ALESP)
Álvaro Villaça Azevedo (USP e FAAP)
Antonio Carlos Malheiros (PUC-SP)
Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro
David Teixeira Azevedo (USP)
Edson Rosa (IRLA)
Luiz Flávio Borges D´Urso (OAB/SP)
Elias Mattar Assad (ABRAC)
Flávia Cristina Piovesan (PUC-SP)
Hédio Silva Jr. (CEERT)
Marcos Vinícius de Campos (FAAP)
Mauricio Scheinman (PUC-SP)
Samuel Luz (ABLIRC)
Valerio de Oliveira Mazzuoli (ESUD)

Como Participar:

Além dos membros da Comissão de Redação, a elaboração da Carta Brasil de Liberdade Religiosa estará aberta a partir de 10 de novembro de 2008 até à sua proclamação, a quem se interesse em participar, online, da elaboração desse democrático e plural documento que reunirá os anseios da sociedade civil sobre as questões relacionadas com as liberdades de consciência, crença, culto e religião. A Comissão de Redação espera receber moções e experiências das diversas lideranças religiosas brasileiras. Todas as confissões religiosas poderão contribuir com as suas sugestões.

Diretrizes e Objetivos da Carta:

Como se sabe, a liberdade religiosa é um importante instrumento de pacificação social. Por isso, a tônica da Carta Brasil de Liberdade Religiosa será a promoção da igualdade de direitos e oportunidades de todos os cidadãos em face da diversidade religiosa existente na sociedade (pluralismo), conforme os ditames da Constituição Federal de 1988 e dos tratados internacionais de direitos humanos que foram
assinados e ratificados pelo Brasil.

O documento que será redigido tem o compromisso de traduzir os anseios da sociedade civil sobre a problemática relacionada com o direito à liberdade religiosa. Esse é o
objetivo principal a ser perseguido pela Comissão de Redação. O aperfeiçoamento legislativo infraconstitucional relacionado com os direitos à liberdade religiosa é importante e desejável. Porém, o essencial é que a Constituição Federal vigente seja cumprida e respeitada. Nesse sentido, as normas e princípios constitucionais devem ser levados a sério, principalmente pelas autoridades públicas. Tais autoridades estão vinculadas aos direitos e garantias expressos na Carta Política de 1988.

Após a proclamação da Carta Brasil de Liberdade Religiosa, cópias do documento serão enviadas às autoridades brasileiras dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Além disso, o documento também será publicado em jornais e revistas de grande circulação, por todo o país.

"A Carta Brasil de Liberdade Religiosa será, sem dúvida, uma referência importante no tratamento da questão. Certamente exercerá uma influência positiva na conscientização de toda sociedade quanto ao dever de se respeitar o direito à liberdade religiosa", concluiu Samuel Luz, presidente da ABLIRC.

Plebiscitos acompanham as eleições americanas

Na Califórnia, eleitores não escolherão hoje apenas entre Barack Obama e John McCain: também decidirão nas urnas se pretendem manter a permissão local ao casamento gay. O referendo sobre a chamada proposição oito - que diz que só o casamento entre um homem e uma mulher é válido no Estado - gerou uma guerra midiática entre grupos liberais e conservadores, com gastos estimados em US$ 70 milhões.

Mas a votação da Califórnia é apenas uma entre os 153 plebiscitos e referendos que acontecem em 36 Estados nesta terça, paralelamente à eleição presidencial. E não é a única que gera polêmica. Arizona e Flórida também decidem sobre o casamento gay. A legalidade do aborto será revista no Colorado e em Dakota do Sul. Washington terá voto sobre suicídio assistido, Michigan opina sobre pesquisas com células-tronco, e Colorado e Nebraska se manifestam sobre ações afirmativas.

As discussões potencialmente explosivas sobre os referendos e plebiscitos, porém, foram ofuscadas neste ano por uma eleição presidencial altamente polarizada. Uma preocupação comum entre analistas, de que as propostas afetem a corrida eleitoral ao mobilizar grupos específicos do eleitorado, ficou minimizada desta vez. O próprio número de propostas é menor em 2008 do que o de eleições anteriores. Em 2004, houve 162 plebiscitos e referendos.

O referendo californiano é um dos poucos a capturar a atenção da mídia nacional, talvez pelo dinheiro envolvido. Até 27 de outubro, a arrecadação a favor do casamento gay já alcançava US$ 32,2 milhões, ante os US$ 28,2 milhões recebidos pelos grupos contrários.

A proposta de banir o casamento gay tem o apoio de McCain e a rejeição de Obama. O democrata lidera pesquisas na Califórnia por mais de 24 pontos, e pesquisa do instituto Field entre 18 e 28 de outubro também dava vantagem de cinco pontos (49% a 44%) para a manutenção da permissão ao casamento gay no Estado. O resultado poderá ter importância para todo o país. Além da Califórnia, só Massachusetts e Connecticut permitem o casamento gay nos EUA.

As propostas de proibição do aborto também poderão ter conseqüências que ultrapassam as fronteiras dos Estados em que serão votadas. As iniciativas em Dakota do Sul e Colorado partiram de grupos conservadores: se aprovadas, podem dar à Suprema Corte uma oportunidade de rever a decisão Roe versus Wade, de 1973, que estabeleceu o precedente para a legalidade da prática. No Colorado, a proposta define uma "pessoa" como ser humano a partir da fecundação. Assim, o aborto seria equivalente ao assassinato.

Fonte: Folha de São Paulo, 04 de novembro de 2008.

NOTA: Esses plebiscitos condicionam as pessoas a decidir sobre questões polêmicas. Imagine um plebiscito futuro do tipo: Você é favor do descanso semanal obrigatório (domingo) como meio de salvar a Terra do aquecimento global? Que tal?

Joe Biden usa religião para conquistar votos

Enquanto percorre os Estados decisivos no final da corrida presidencial norte-americana, que termina na terça-feira, Joe Biden, candidato a vice-presidente pelo Partido Democrata, nunca deixa de falar sobre suas raízes operárias e católicas e dos momentos difíceis que sua família enfrentou no passado.

Biden, que cresceu em uma parte pobre de Scranton (Pensilvânia), é uma das maiores apostas dos democratas para atrair votos entre a classe trabalhadora de áreas tradicionalmente republicanas onde o atual presidente dos EUA, George W. Bush, decidiu a corrida a seu favor em 2004 [...]

Biden também explora suas raízes católicas irlandesas e pontua seus discursos com expressões como "Deus ama vocês" e "Deus os abençoe".

Católicos têm mudado de voto por décadas, e se eleito, Biden será o primeiro vice-presidente católico dos Estados Unidos. John F. Kennedy foi o primeiro presidente católico.

Fonte: Terra

NOTA: Que os tempos mudaram não há dúvida,, uma vez que no passado os EUA não toleravam a intromissão do Vaticano em seus interesses. Hoje, um candidato até usa a imagem de católico para conquistar votos. Parece que a Igreja Católica está jogando nos dois lados ao apoiar o partido Republicano e ter um candidato democrata a vice presidente que até usa a imagem de católico para conquistar votos. Isso significa que qualquer um dos lados que venha a ganhar a eleição a Igreja Católica estará representada na Casa Branca. Fim dos tempos, não acha?

Saiba mais: "Vaticano insiste na parceria política-religião" (Leia aqui).
"Conexão Vaticano-EUA" (Leia aqui).
"A imagem da besta" (Leia aqui).

segunda-feira, novembro 03, 2008

Seriado de Tv prenunciou disputa pela Casa Branca

Os roteiristas de "The West Wing" vêem com espanto a evolução desta eleição. Os paralelos entre as duas temporadas finais da série (exibida até 2006 pela rede de TV NBC) e a atual temporada política são indisfarçáveis. A ficção, uma vez mais, anteviu a realidade.

As alusões a Obama podem ser vistas pelo espectador em quase todas as facetas de Matthew Santos, o candidato democrata hispânico interpretado por Jimmy Smits. E não são mera coincidência. Um roteirista da série se interessou pelo senador após seu discurso na Convenção Democrata 2004. Santos anuncia sua candidatura dizendo a seus partidários: "Estou aqui para afirmar que a esperança é real." Os telespectadores quase podem ouvir a platéia dizer "yes, we can" (sim, nós podemos).

As comparações entre o senador McCain e o candidato republicano da série, o grisalho veterano do Senado Arnold Vinick, também são inúmeras. Vinick, interpretado por Alan Alda, é visto como ameaça aos democratas por sua capacidade de atrair eleitores moderados. Até mesmo as escolhas para a disputa da Vice-Presidência são semelhantes. Os democratas selecionam um veterano de Washington como candidato a vice, para tornar a chapa mais preparada em termos políticos, enquanto os republicanos optam por um governador firmemente conservador para manter a lealdade de sua base. Ecoando críticas recebidas por McCain nas primárias, um assessor da Casa Branca em "The West Wing" (que é o nome da ala contígua à Casa Branca que abriga o staff da Presidência) diz que Vinick "não é conservador o suficiente" para a base republicana.

Como a campanha de Obama gira nestas últimas semanas, o diretor da equipe de Santos diz que "essa nova mensagem econômica pode garantir nossa vitória". Ali não ocorre uma crise econômica, mas duas emergências consecutivas no seriado - problemas em uma usina nuclear e uma disputa no Cazaquistão - fazem lembrar a atual crise econômica, ao menos no aspecto de algo imponderável que pode decidir o resultado.

Como fez o presidente Bush nas negociações do pacote de resgate econômico, Jed Bartlet, o presidente democrata interpretado por Martin Sheen, convida os dois candidatos a visitar a Casa Branca para informá-los sobre a situação. Diante da perspectiva de enviar 150 mil soldados ao Cazaquistão a três meses da eleição, Vinick resmunga: "Adeus ao corte de impostos". E diz a Santos: "Seu plano de educação rodou". No Reino Unido, onde a série continua popular com reprises, um blog do jornal "Telegraph" declarava em um título que "Barack Obama vai vencer. "The West Wing" explica tudo".

Fonte: Folha de São Paulo, 03 de novembro de 2008.

NOTA: Será mera coincidência?

Saiba mais: "Desinformação, condicionamento ou ritual ocultista?" (Leia aqui).
"Mera coincidência?" (Leia aqui).

Rumo da Suprema Corte está nas mãos do eleitor

Ao escolher entre John McCain e Barack Obama, o eleitorado americano também sela amanhã o caminho de decisões cruciais da Justiça dos EUA para além do mandato do próximo presidente. O eleito deverá apontar entre um e três juízes da Suprema Corte, que, com posicionamento ideológico alterado, poderá mudar, por exemplo, a forma como o país lida com questões como o aborto ou a separação entre Igreja e Estado.

Dos nove membros atuais da Suprema Corte, quatro são considerados conservadores, quatro "liberais" (ou progressistas) e um, Anthony Kennedy, conservador moderado. É Kennedy quem tem dado o voto de Minerva em decisões importantes, que freqüentemente terminam com placar 5 a 4. Um exemplo recente foi a determinação de que os detentos da "guerra ao terror" presos em Guantánamo tenham direito a habeas corpus, uma vitória do lado liberal. McCain disse que a decisão "foi uma das piores da história do país".

Nos próximos anos, porém, decisões como essa podem ficar mais difíceis: os juízes John Paul Stevens, 88, Ruth Ginsburg, 75, e David H. Souter, 69 - todos do bloco liberal- devem se aposentar, permitindo ao novo presidente mudar o equilíbrio atual.
Se chegar à Casa Branca, McCain indicou que escolheria juízes "com estrito histórico de observância da Constituição" do século 18, em oposição aos que defendem a atualização da interpretação da Carta.

É assim que conservadores e liberais definem sua disputa na composição das cortes - conservadores dizem ser fiéis ao que consideram ser o sentido original do texto, e progressistas têm visão mais aberta, supostamente condizente com as mudanças pelas quais o país passou em mais de dois séculos. McCain, portanto, estabeleceria uma sólida maioria conservadora na Suprema Corte, abrindo caminho para revisão de precedentes como o do caso "Roe versus Wade" -que permitiu o aborto em 1973.

No caso de Obama, as três aposentadorias teriam menos impacto no desenho atual da Suprema Corte, já que ele escolheria juízes de tendência similar aos que estão de saída. O democrata já disse que a Constituição "não é estática, mas um documento vivo". Mas ele teria influência mais explícita na designação de juízes de outros tribunais, como os de apelação, que, desde a Presidência de Ronald Reagan (1981-1989), vêm consolidando tendência conservadora.

Quando o próximo presidente tomar posse, juízes nomeados por republicanos (a maioria conservadores) comporão em torno de 62% dos tribunais. Quando George W. Bush chegou ao poder, em 2001, a proporção era de 50%. Os escolhidos por republicanos também controlam 10 dos 13 tribunais de apelação. Apesar de marginal nas campanhas, o tema está levando ativistas liberais e conservadores a trabalhar freneticamente para influenciar o pleito.

"Bush lotou as cortes de extremistas hostis a regulamentações e aos direitos de mulheres, minorias e trabalhadores", afirma Nan Aron, da progressista Aliança pela Justiça.

"Se Obama vencer, teremos uma Suprema Corte de extrema esquerda, diferente de tudo que já vimos", diz Steve Calabresi, co-fundador da associação de advogados ultraconservadora Sociedade Federalista. De toda forma, qualquer que seja a nova direção do Judiciário, ela será irreversível por um bom tempo. Os indicados pelo presidente - que têm de ser ratificados pelo Senado - só deixam a Suprema Corte em caso de morte, renúncia, aposentadoria ou impeachment.

Fonte: Folha de São Paulo, 03 de novembro de 2008.

Saiba mais: "Constituição Americana: liberdade até quando?" (Leia aqui).
"O Vaticano tem a faca e o queijo" (Leia aqui).
"A Suprema Corte Americana e o domingo" (Leia aqui).
"Emendas da Constituição Americana sob ataque" (Leia aqui).