terça-feira, setembro 28, 2010

Imortalidade da alma: natural ou condicional?

Assista ao programa Vejam Só do canal evangélico RIT TV, transmitido no dia 12/05/2009, onde o jornalista Leandro Quadros (da TV Novo Tempo) e o Dr. Carlos Caldas (da Universidade Presbiteriana Mackenzie) debatem sobre o tema: imortalidade da alma.





Parte 3

Parte 4

Parte 5

domingo, setembro 26, 2010

Política, profecia e responsabilidade individual

1- Como entender Romanos 13:1 - "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas"?

"O povo de Deus deve reconhecer o governo humano como uma instituição divina, de modo que ensinará obediência às autoridades como sendo um sagrado dever, em sua legítima esfera. Entretanto, quando as suas pretensões entram em conflito com os reclamos de Deus, a Palavra de Deus precisa ser reconhecida como estando acima de toda e qualquer legislação humana". Testemunhos para a Igreja, v. 6, p. 402.

"O poder de Davi fora a ele dado por Deus, mas para ser exercido apenas de acordo com a lei divina. Ordenando ele aquilo que era contrário à lei de Deus [2Sm 11:15], tornava-se pecado obedecer. 'As autoridades que há foram ordenadas por Deus' (Rm 13:1), mas não devemos obedecer-lhes contrariamente à lei de Deus". Patriarcas e Profetas, p. 719.

Outros exemplos bíblicos: As parteiras do Egito (Êx 1:15-17 e 21). Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (Dn 3:18). Daniel (Dn 6:6-10). Pedro e João (At 4:18 e 19; 5:28 e 29).

2- Qual é a responsabilidade do cristão perante Deus ao votar?

"Todo indivíduo exerce uma influência na sociedade. Em nossa terra favorecida, todo eleitor tem de certo modo voz em decidir que espécie de leis hão de reger a nação. Não deviam sua influência e voto ser postos do lado da temperança e da virtude?" Obreiros Evangélicos, p. 387.

"O povo de Deus não deve votar para colocar tais homens [que vão reprimir a liberdade religiosa] em cargos oficiais; pois assim fazendo, são participantes nos pecados que eles cometem enquanto investidos desses cargos". Fundamentos da Educação Cristã, p. 475.

3- Em vez de escolher um candidato posso votar no partido?

"Não podemos, com segurança, votar por partidos políticos; pois não sabemos em quem votamos". Fundamentos da Educação Cristã, p. 475.

4- E se eu votar naqueles que restringirão a liberdade religiosa só para a profecia cumprir-se mais rápido?

"É nosso dever, ao vermos os sinais do perigo que se aproxima, despertar-nos para a ação. Que ninguém se assente em calma expectativa do mal, confortando-se com a crença de que esta obra terá de prosseguir porque a profecia o predisse, e que o Senhor guardará o Seu povo. Não estamos cumprindo a vontade de Deus se nos deixarmos ficar em quietude, nada fazendo para preservar a liberdade de consciência... Haja as mais fervorosas orações, e então trabalhemos em harmonia com as nossas orações." Testemunhos Para a Igreja, v. 5, págs. 713 e 714.


NOTA: Embora não haja nenhuma ameaça de liberdade religiosa em vista, temos atualmente outras ameaças vindas de partidos e candidatos que vez ou outra levantam a voz para defenderem a legalização do aborto, a legalização da prostituição, a legalização das drogas, o delito de opinião em relação ao homossexualismo... Não menos importante, tem sido a aparente ameaça da liberdade de imprensa por parte de políticos ligados ao governo. Estabelecer mecanismos de censura para a imprensa é o primeiro passo para o autoritarismo, e o estabelecimento do pensamento único na sociedade. Aproveitando a proximidade das eleições, três dos maiores veículos de comunicação do país destacaram em seu editorial de hoje tal ameaça.



quarta-feira, setembro 22, 2010

Os Adventistas e a Política

Nem sempre é fácil determinar a fronteira entre assuntos sociais e políticos. Os pioneiros adventistas estiveram envolvidos em algumas questões sociais. No início, os adventistas estiveram interessados em combater o alcoolismo, a escravidão, a opressão da mulher e em programas que atendessem às necessidades educacionais de crianças e jovens.

O Dr. Beach, autoridade mundial em liberdade religiosa, escreveu: "Cristianismo não é uma religião de indivíduos isolados ou de pessoas voltadas somente para seu interior; é uma religião de comunidade. Os dons e virtudes cristãos têm implicações sociais. Compromisso com Jesus Cristo significa compromisso que gera responsabilidade pelo bem-estar de outras pessoas."

Conheça alguns princípios que poderão ser úteis em período de eleições:

A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA É NEUTRA EM RELAÇÃO A PARTIDOS POLÍTICOS.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia evita orientar seus membros em questões ligadas à política e não apoia qualquer partido político em particular. Alguns membros da igreja têm se envolvido em política, e isso é uma decisão pessoal. Devido à rivalidade que frequentemente existe entre partidos políticos, é preferível que os cristãos, que se candidatam a cargos públicos, sempre o façam de modo independente.

A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA NÃO É NEUTRA EM QUESTÕES MORAIS.
Os valores cristãos devem ser partilhados, promovidos e protegidos. Quando um programa político está em oposição aos valores cristãos, como justiça, temperança, liberdade e separação entre igreja e estado, o cidadão adventista tem que acompanhar sua tarefa de acordo com suas crenças e consciência. Recusar votar não é uma forma eficaz de contribuir para uma sociedade melhor. Algumas leis e programas políticos podem ter resultados muito negativos.

Ellen G. White escreveu: "Em nossa terra favorecida, todo eleitor tem de certo modo voz em decidir que espécie de leis hão de reger a nação. Não deviam sua influência e voto ser postos do lado da temperança e da virtude?" (Obreiros Evangélicos, p. 387).

A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA NÃO DITA COMO VOTAR.
A decisão sobre como votar ou a quem apoiar é uma decisão individual. Isso deve ser feito de forma compenetrada, baseado naquilo que acreditamos ser o melhor para o país e para a continuação da proclamação do evangelho. A igreja não deve estar envolvida em campanha política. Nunca deveriam o púlpito ou encontros da igreja ser plataforma para campanhas políticas: "Queremos nós saber a melhor maneira de podermos agradar ao Salvador? Não é empenhando-nos em polêmicas políticas, seja no púlpito ou fora dele" (Testemunhos Para Ministros, p. 331).

O CRISTÃO APOIA A SEPARAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO.
Nenhum poder ou governo terrestre tem o direito de legislar em assuntos de religião, e nunca deveria a igreja usar sua influência ou seu poder para criar leis religiosas ou forçar outros a agirem de acordo com suas crenças ou práticas: "Toda perseguição, toda a força empregada para obrigar a consciência, provém de Satanás; e aqueles que se encarregam desses planos são seus agentes para executar seus propósitos diabólicos". (Review and Herald, 10 de janeiro de 1893).

John Graz
Diretor do Departamento de Liberdade Religiosa da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Fonte: Revista do Ancião jul-set 2010.

NOTA: Não ser neutro em questões morais significa, na prática, não votar em qualquer candidato (a) que defenda a legalização do aborto, da prostituição, das drogas e de outras imoralidades...

terça-feira, setembro 07, 2010

Adolescentes que dormem menos de 8 horas comem mais alimentos gordurosos

Adolescentes que dormem menos de 8 horas diárias comem mais alimentos gordurosos e lanches que aqueles que descansam por mais tempo a cada noite, apontaram pesquisadores americanos na última quarta-feira. Eles disseram que dormir pouco pode resultar em alterações crônicas na dieta, o que pode aumentar o risco de obesidade, principalmente em meninas.

Estudos anteriores mostraram que dormir pouco pode levar ao ganho de peso, mas as novas descobertas mostram de onde as calorias extras vêm. Aumentar a ingestão de alimentos gordurosos, tipicamente ricos em calorias, pode incrementar a ingestão calórica diária total e, se isso acontece regularmente, pode levar a um excesso de gordura.

"A demonstração de padrões alimentares cronicamente alterados em adolescentes com menor tempo de sono fornece um insight sobre por que um tempo mais curto de sono tem sido associado à obesidade em estudos experimentais e observacionais anteriores", disse o Dr. Susan Redline, do Brigham and Women's Hospital e do Centro Médico Beth Israel Deaconess em Boston , cujo trabalho aparece na revista Sleep.

Redline e seus colegas estudaram 240 adolescentes com idades entre 16 e 19 anos como parte de um estudo em andamento sobre o sono. A noite dos voluntários foi monitorada em casa por um dispositivo em forma de pulseira. Já o consumo alimentar foi medido com entrevistas realizadas por uma equipe treinada.

Apenas 34% dos adolescentes pesquisados dormiram em média 8 horas ou mais por noite. Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, os adolescentes precisam de pelo menos 9 horas de descanso diárias para se sentirem alertas e descansados.

Os pesquisadores descobriram que os adolescentes que dormiram menos de 8 horas durante a semana consumiram 2,2% mais calorias provenientes de gorduras e 3% menos calorias de carboidratos que os jovens que dormiram 8 horas ou mais por noite.

"O aumento relativo do consumo de gordura entre os que dormiram menos pode contribuir cronicamente para o aumento cumulativo do consumo de energia, o que poderia aumentar o risco de obesidade e doenças cardiovasculares", afirmou Redline em comunicado.

Mas esse risco pode ser facilmente invertido. A equipe descobriu que cada hora adicional de sono diminui em até 21% as chances de comer uma grande quantidade de calorias provenientes de lanches.

Curiosamente, quando olharam o grupo dividido por sexo, os pesquisadores encontraram resultados estatisticamente mais significativos entre as meninas. Embora ainda não esteja claro por quê, a equipe disse que as adolescentes estão mais propensas a recorrer à comida por razões emocionais que os garotos, mas que isso precisa ser aprofundado.

Fonte: Estadão